Glicemia elevada no início da gravidez aumenta o risco do bebê apresentar um defeito cardíaco

00 pregnant food 2

O valor de uma glicemia plasmática aleatória realizada no início da gravidez pode ser um marcador para o risco de cardiopatia congênita do bebê em mães não diabéticas.

Esta afirmação está de acordo com os autores de um novo estudo que examinou dados de 19.171 duplas mãe-bebê, para ajudar a determinar se níveis aleatórios de glicemia plasmática não em jejum medidos durante o primeiro trimestre, em torno do período de desenvolvimento cardíaco do feto, estariam relacionados a um risco de doença cardíaca em mães com diabetes e sem diabetes.

Os autores observaram que  valores mais elevados de glicemia plasmática aleatória no primeiro trimestre estavam associados a um aumento no risco de doença cardíaca congênita (aOR 1,08 por aumento de 10 mg/dL na glicemia, IC95% 1,02 – 1,13,  P  = 0,003), depois de ajustar para correlações clínicas de metabolismo da glicose incluindo idade materna, IMC gestacional e a presença de diabetes materna pré-existente.

Escrevendo na revista The Journal of Pediatrics , os autores disseram: “Caso seja confirmado, em grandes estudos de base populacional, os valores da glicemia plasmática podem representar um fator de risco modificável para doença cardíaca congênita em gestantes e mulheres planejando engravidar e além de ser um biomarcador que poderá ser usado para estratificação de risco de gestantes para triagem de doença cardíaca congênita no feto por ecocardiografia pré-natal.”

00 pregnant vitamins

Referências

Helle EIT,  Biegley P, Knowles JW et al. First Trimester Plasma Glucose Values in Women without Diabetes are Associated with Risk for Congenital Heart Disease in Offspring. J. Pediatr. Published online 15 December 2017. DOI: 10.1016/j.jpeds.2017.10.046

fonte: Univadis Medical News

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s